domingo, 28 de maio de 2017

TREINAMENTO EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Visando melhor atender os interessados na área de restauração florestal, a SIF – Sociedade de Investigações Florestais, a Universidade Federal de Viçosa e o Laboratório de Restauração Florestal (LARF-UFV), promovem na capital mineira, nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2017, o Treinamento em Restauração Florestal.
Coordenado pelo Professor Dr. Sebastião Venâncio Martins (LARF/DEF/UFV), o evento irá abordar: Restauração florestal de APPs (matas ciliares de rios e nascentes) e de áreas mineradas; A sucessão ecológica e sua aplicação na restauração florestal; Modelos de reflorestamento em área total; Seleção de espécies para restauração; Aproveitamento da resiliência na restauração florestal; Condução da regeneração natural; Técnicas de nucleação, dentre outros assuntos.
Local do curso: Hotel San Francisco Flat, Belo Horizonte, MG
Informações e inscrições: sifeventos@gmail.com
ou pelo tel. (31) 3899-1185
Inscrições com descontos até 10/07. Vagas limitadas !
Conteúdo Programático:
Dia 22 de agosto - Terça-feira. Horário : 09 -12h e 13:30- 18h►Restauração Florestal em APP e áreas mineradas – Introdução e fundamentação teórica; ►Conceitos de restauração, reabilitação e recuperação; ►A sucessão ecológica e sua aplicação na restauração florestal; ►Os grupos ecológicos e sua importância na restauração;►Modelos de facilitação e de inibição da sucessão ; ►Etapas de um projeto de restauração florestal;
Dia 23 de agosto - Quarta-feira. Horário : 08:30 -12h e 13:30- 18h ►Técnicas alternativas de restauração - fundamentação teórica; ► Aproveitamento da resiliência na restauração florestal; ►Condução da regeneração natural; ►Resgate de plântulas; ►Plantios de mudas em núcleos; ►Transposição de top soil e banco de sementes; ►Transposição de chuva de sementes e semeadura direta; ►Nucleação com galharias e poleiros artificiais; ►Considerações finais;
Dia 24 de agosto - Quinta-feira. Horário : 08:30 -13 h ►Técnica tradicional de restauração - fundamentação teórica; ►O reflorestamento heterogêneo em área total;►Bases para seleção de espécies nativas para plantio;►Modelos de reflorestamento em área total; ►Operações de plantio e de manutenção; ►Custos do reflorestamento tradicional; ►Problemas do reflorestamento e como minimizá-los; ►Monitoramento dos reflorestamentos com bioindicadores


quinta-feira, 11 de maio de 2017

Projeto de convênio CBA/LARF-UFV é premiado em evento do setor de mineração

O professor Sebastião Venâncio Martins e parte da equipe da CBA-Votorantim Unidade Zona da Mata receberam o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, na categoria preservação ambiental, durante o VIII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, realizado no Hotel Mercure em Belo Horizonte, MG, nos dias 09 e 10 de maio. 

Este é um dos mais importantes eventos do setor de mineração, com presença de representantes de todas as grandes mineradoras. 


A 19o. edição da premiação dos melhores projetos foi promovida pela revista Minérios & Minerales e pelo Sindicato da Industria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

O prêmio recebido pelo LARF e CBA refere-se ao projeto "Aplicação de bioindicaores para monitoramento de áreas em restauração pela CBA" , que teve início em 2011, e tem como coordenador na UFV o prof. Venâncio e na CBA o Engenheiro Florestal Aldo Teixeira Lopes, ex-aluno da UFV.

A edição numero 387 da revista Minérios & Minerales, lançada durante o evento traz um encarte na sua contra-capa e uma matéria sobre o projeto CBA/LARF-UFV premiado.
Como parte do Workshop o Eng. Aldo e o Prof. Venâncio apresentaram uma palestra sobre o projeto premiado, durante o Workshop.

Pela importância do evento, este tradicional prêmio é um reconhecimento do projeto que tem permitido monitorar as áreas da CBA em restauração, e gerar através da pesquisa cientifica novas tecnologias de restauração florestal de áreas mineradas. Além disso, contribui para destacar o papel da CBA, do LARF, do DEF e da UFV na restauração de áreas mineradas.


A edição 387 da revista Minérios & Minerales sobre o 19o. Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, com o destaque para o prêmio da parceria CBA/LARF-UFV, pode ser acessada em: 
http://www.revistaminerios.com.br/Edicoes.aspx

Abaixo algumas momentos da premiação.


Da esquerda para direita: Aldo Lopes (CBA), Sebastião Venâncio (LARF-UFV), Christian Andrade, Rodrigo Barros e Elson Silva (CBA)









quinta-feira, 4 de maio de 2017

PUBLICADO LIVRO SOBRE IDENTIFICAÇAO DE ÁRVORES DA MATA ATLANTICA

O LARF tem a satisfação em informar que acaba de ser publicado o livro “Árvores da Mata Atlântica: livro ilustrado para identificação de espécies típicas de Floresta Estacional Semidecidual”.
Este livro contém informações resumidas sobre características dendrológicas, ecologia, usos potenciais e mapa de ocorrência de espécies arbóreas nativas coletadas na Reserva Mata do Paraíso/UFV localizada no campus de Viçosa, MG, e que ocorrem nas matas semidecíduas de Minas e de outros Estados. Além de chaves de identificação e fotografias de alta qualidade de folhas, cascas, flores/frutos destas espécies.
Este livro auxiliará os projetos de restauração florestal, tanto na seleção de matrizes para coleta de sementes, como na identificação de mudas em viveiro e no monitoramento de florestas em restauração.
Cabe destacar aqui o esforço e determinação do primeiro autor Marcos Vinicius Castro Simão. Marcos Simão é Eng. Florestal pela UFV e foi estagiário no LARF por dois anos, período em que se embrenhou na Mata do Paraíso coletando e fotografando material botânico, e após muito estudo e apoio dos demais autores e particularmente da autora Rúbia Fonseca, ex-aluna da pós em Botânica da UFV e hoje profa. na UFMG, resultou nesta obra.
Agradecemos os taxonomistas de outras instituições que auxiliaram na identificação de algumas espécies.
Agradecemos também o grande apoio da empresa Suzano, através de seu Gerente Executivo de Tecnologia Eng. José Luiz Stape, sem este apoio dificilmente a publicação desta obra teria sido viabilizada.