Através de projeto de assessoria e pesquisa coordenado pelo prof. Sebastião Venâncio Martins via convênio entre a empresa CMPC Celulose Riograndense e a SIF - Sociedade de Investigações Florestais, o LARF-UFV passa a desenvolver ações de restauração florestal também no Rio Grande do Sul.
O projeto recém iniciado e que tem duração de três anos, contempla o desenvolvimento e aplicação de técnicas alternativas de restauração florestal de APPs em várias propriedades da empresa localizadas em municípios gaúchos.
Para o prof. Venâncio é muito positiva a parceria entre o LARF/SIF/UFV e a CMPC, por possibilitar o desenvolvimento de novas técnicas de restauração ecológica, adaptadas ás diferentes situações ambientais das áreas a serem restauradas, além da possibilidade de orientar nos próximos anos dissertações e teses de seus orientados dos programas de pós-graduação em Ciência Florestal e Botânica na UFV.
O prof. Venâncio destaca ainda o comprometimento ambiental da CMPC Celulose Riograndense, visando a sustentabilidade de suas atividades de silvicultura de eucalipto para produção de papel e celulose.
Os resultados desta parceria serão apresentados em palestra a ser proferida por profissionais da empresa durante o II REFOREST – Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, a ser realizado na UFV de 7 a 9 de agosto de 2013.
Prof. Venâncio do LARF-UFV e técnicos da CMPC em um núcleo de restauração |
Uma das APPs que está sendo restaurada pelo projeto CMPC/LARF-UFV |
Plântulas de espécies nativas resgatadas pelo projeto CMPC/LARF-UFV, para utilização na restauração florestal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário