segunda-feira, 10 de abril de 2017

LARF-UFV participa do SINRAD em Curitiba, PR

Ocorreu de 04 a 07 de abril em Curitiba, PR, o XI SINRAD – Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas. 
Organizado a cada dois anos pela Sobrade - Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas - e pelo professor da UFPR Mauricio Balensiefer, o SINRAD configura-se como um dos mais importantes e tradicionais eventos nacionais sobre o tema.
O LARF foi representado no SINRAD pelo seu coordenador Prof. Sebastião Venâncio Martins que proferiu a palestra “Restauração florestal de APP: avanços e novos desafios” e o minicurso “Restauração florestal: subsídios para restauração de APP e Reserva Legal”.
Em sua palestra e no curso o prof. Venâncio abordou novas tecnologias de restauração florestal desenvolvidas no LARF e aplicadas em empresas de celulose, mineração e geração de energia hidrelétrica, que tem possibilitado a redução de custo dos projetos de restauração e a formação de florestas restauradas de forma mais ecológica e sustentável.
Nas fotos momentos do evento.
Mesa composta pelos pesquisadores Sebastião Venâncio Martins (LARF-UFV),  Antonio Carpanezzi (Embrapa) e Harri Lorenzi (Instituto Plantarum)

Palestra do Prof. Venâncio

Parte do público presente no evento

Minicurso do Prof. Venâncio sobre restauração de APP e RL

Minicurso do Prof. Venâncio sobre restauração de APP e RL

Público do minicurso sobre Restauração de APP e RL

Confraternização do XI SINRAD

Prof. Sebastião Venâncio é entrevistado pelo jornalista Fernando Gabeira, na Globo News

Programa do jornalista Fernando Gabeira, exibido na Globo News neste domingo dia 09, abordou a mineração de bauxita na região da Zona da Mata mineira e entrevistou o prof. Sebastião Venâncio Martins, coordenador de um projeto de longa duração sobre monitoramento e restauração de áreas mineradas, numa parceria entre a CBA-Votorantim e o LARF-UFV. Através deste convênio já foram produzidas duas teses de doutorado e uma dissertação de mestrado em Ciência Florestal pela UFV, duas orientações de iniciação cientifica (PIBIC) e atualmente estão em curso outra tese de doutorado e outra bolsa de iniciação cientifica. Também foram publicados quatro artigos científicos em revistas especializadas e 16 trabalhos em congressos nacionais e internacionais.


O conteúdo do programa encontra-se no endereço: