segunda-feira, 27 de março de 2017

Hy Brazil Energia S/A a nova parceira do LARF-UFV

A Hy Brazil Energia S/A, empresa que atua no setor de geração hidrelétrica, firmou convênio com o LARF-UFV através da GMW Engenharia Ltda., companhia de seu grupo societário e construtora da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Areão, por meio de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais – SIF. 
O projeto tem como foco a restauração florestal em Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens do rio Glória, na área de influência da Central Geradora Hidrelétrica Areão, no município de São Francisco do Glória, MG.
Através de pesquisas e orientação técnica do LARF-UFV estão sendo restaurados com plantios de mudas de espécies nativas regionais, aproximadamente 8 hectares entre APPs e áreas de compensação florestal. Além do reflorestamento tradicional, estão sendo também utilizadas técnicas alternativas como plantio de mudas em núcleos de enriquecimento e instalação de poleiros, entre outras.

Na opinião do prof. Venâncio e do engenheiro André Garcia Schmidt (Hy Brazil Energia), a parceria será muito positiva, pois possibilitará a transferência de tecnologias desenvolvidas no LARF-UFV visando à rápida restauração das APPs, com redução de custos e de uma forma mais ecológica e sustentável.



Áreas ciliares objeto de restauração florestal pelo projeto

APP cercada para proteger do gado as mudas recém-plantadas 

Reflorestamento de APP do rio Glória com espécies nativas 

Prof. Sebastião V. Martins e Eng. André G. Schmidt em uma das APPs a ser restaurada



quinta-feira, 23 de março de 2017

LARF participa de Workshop sobre produção de mudas e restauração florestal na Vale

O LARF-UFV esteve representado pelo prof. Sebastião Venâncio Martins no Workshop sobre Inovações Tecnológicas em Produção de Mudas e Restauração Florestal, realizado na empresa Vale em Nova Lima, MG, em 22/03/2017. O prof. Venâncio proferiu palestra sobre inovações tecnológicas na sua área de atuação a restauração florestal. Também participaram com palestras sobre conservação genética e produção de mudas o prof. Gleison Augusto dos Santos e o doutorando Alex Freitas.

Em sua palestra o prof. Venâncio abordou as várias tecnologias de restauração ecológica desenvolvidas ou adaptadas pelo LARF em parceria com empresas de mineração, celulose e de geração de energia hidrelétrica. Destacou que embora estas técnicas do LARF sejam muito variadas dependendo da situação ambiental e do tipo de área a ser restaurada, em comum apresentam como meta a redução dos custos da restauração e a sustentabilidade dos ecossistemas restaurados.

Nas fotos momentos das palestras do Workshop.


Prof. Venâncio durante sua palestra sobre restauração florestal


Parte do público do evento, no auditório da Vale em Nova Lima, MG


segunda-feira, 6 de março de 2017

Defendida mais uma Tese de Doutorado no âmbito do convênio entre a empresa CBA-Votorantim Metais e o LARF-UFV

No dia 20 de fevereiro de 2017 a Engenheira Florestal Kelly de Almeida Silva defendeu sua Tese de Doutorado em Ciência Florestal na UFV sobre um estudo realizado no âmbito do convênio entre a empresa CBA-Votorantim Metais e o LARF-UFV.

Este convênio estabelecido através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV) engloba várias ações, desde o monitoramento de áreas em restauração pós-mineração de bauxita até o desenvolvimento e aplicação de técnicas de restauração ecologica.

Em seu estudo, Kelly Silva avaliou, sob orientação do prof. Sebastião Venâncio Martins, o sucesso de um projeto de restauração florestal em área que passou por mineração de bauxita e foi reflorestada com espécies nativas há 5 anos, e comparou com uma floresta nativa em estagio médio de regeneração presente em seu entorno.

A tese que recebeu o titulo “Avaliação ecologica de uma floresta em restauração apos mineração e de um ecossistema de referência, Zona da Mata Mineira” foi estruturada em artigos. Cada artigo resultou da aplicação dos indicadores vegetativos de avaliação e monitoramento e da relação destes com variáveis ambientais como abertura do dossel, serapilheira, compactação e fertilidade do solo na floresta em restauração e da floresta de referência.

A mais nova Doutora em Ciência Florestal pela UFV Kelly de Almeida Silva, está vinculada ao LARF desde a graduação em Engenharia Florestal na UFV quando foi bolsista de Iniciação Cientifica, tendo desenvolvido sua dissertação de mestrado também dentro do convenio CBA-Votorantim / LARF-UFV.

Além desta tese da Kelly, outros estudos têm sido realizados no contexto do convênio entre a Votorantim Metais e o LARF-UFV, que resultaram em vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso através do convênio a tese de doutorado do Eng. Florestal Diego Balestrin e um projeto de Iniciação Cientifica do estudante Wesley Fonseca, ambos sob orientação do prof. Venancio, coordenador do LARF.

Este conjunto de estudos desenvolvidos pelo LARF-UFV nas áreas da empresa em processo de restauração tem revelado o comprometimento da Votorantim Metais com o meio ambiente, sempre buscando adequar suas atividades de mineração na Zona da Mata mineira com a conservação dos recursos naturais visando à sustentabilidade ambiental.

A parceria com a Votorantim Metais tem sido muito positiva também para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao LARF-UFV, que tem a oportunidade de desenvolver suas pesquisas dentro da realidade em uma grande empresa de mineração. O treinamento destes estudantes no ambiente de mineração e restauração com certeza é um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho.

Participaram da banca os professores Sebastião Venâncio Martins (Orientador), Elias Silva e José Marinaldo Gleriani (DEF-UFV), Sustanis Horn Kunz (UFES), e o Dr. Flávio Pereira da Silva (EPAMIG).



Kelly Silva durante sua defesa


A banca da defesa de tese


Da esquerda para direita: Aldo T. Lopes (CBA), Jose M. Gleriani (UFV), Sustanis H. Kunz (UFES), Kelly A. Silva, Sebastiao V. Martins (UFV), Elias Silva (UFV) e Flavio P. Silva (Epamig)



Realizada mais uma visita do Projeto de Restauração de APPs de Centrais Hidrelétricas no Estado do RJ

No período de 06 a 09 de fevereiro, o prof. Sebastião Venâncio Martins, realizou mais uma visita em Áreas de Preservação Permanente em restauração florestal no entorno de reservatórios hídricos de geração de energia na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto de restauração de APPs  já está em seu quarto ano e teve inicio através de uma parceria entre a empresa Energisa Geração e o LARF-UFV, transferida posteriormente para um convênio entre a empresa Brookfield Renewable Energy Group e o LARF, sempre através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV).

A parceria Brookfield / LARF-UFV visa à pesquisa e orientação das atividades de restauração de matas ciliares nas margens dos reservatórios de três centrais hidrelétricas e o monitoramento de áreas restauradas através da aplicação de indicadores. Com estes estudos e orientações técnicas está sendo possível melhorar a qualidade da restauração das matas ciliares dos reservatórios e reduzir os custos desta restauração.

Nas fotos abaixo momentos da visita e detalhes das áreas em restauração.



APP cercada para proteção da restauração florestal


Prof. Venâncio em uma das APPs em restauração florestal monitorada pelo projeto


APP com restauração florestal avançada, através de reflorestamento e regeneração natural