terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Projeto de parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio e o Laboratório de Restauração Florestal da UFV recebe homenagem do Instituto Votorantim

Uma parceria iniciada em 2011 entre a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA e o LARF-UFV, através de convênio com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais – SIF, tem possibilitado o monitoramento das áreas em restauração pela empresa, a implantação de experimentos de restauração de áreas mineradas e orientações técnicas sobre restauração ecológica.
O projeto denominado “Aplicação de bioindicadores de monitoramento em áreas restauradas pela CBA”, tem como coordenador na UFV o professor Sebastião Venâncio Martins, e como gestor na CBA o Engenheiro Florestal Aldo Teixeira Lopes, que é ex-aluno UFV.
Este ano o projeto teve o reconhecimento de sua importância, sendo eleito o destaque de sua categoria na etapa empresa. O Prêmio Talento em Sustentabilidade é uma iniciativa do Instituto Votorantim que busca incentivar e reconhecer projetos inovadores desenvolvidos por colaboradores das empresas do Grupo Votorantim.
Ao longo destes cinco anos do projeto, já foram avaliadas e monitoradas áreas mineradas e restauradas em diferentes idades, desde plantios recém-implantados até áreas com 12 anos de restauração, além de terem sido implantados experimentos de restauração e realizadas assessorias visando reduzir os custos dos projetos e melhorar a qualidade ecológica das áreas restauradas.
Os monitoramentos tem revelado que algumas áreas mineradas e restauradas tem apresentado elevada diversidade de espécies vegetais e de avifauna, tornando-as muito semelhantes a florestas nativas preservadas na região.
No campo da pesquisa cientifica, já foram produzidas uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado, publicados quatro artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais e 14 trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso outras duas teses de doutorado e dois projetos de iniciação científica, todos orientados pelo prof. Sebastião Venâncio Martins.
A parceria está tendo o mérito de aproximar pesquisadores, estudantes, comunidade e órgãos ambientais, mostrando a realidade do setor produtivo e trazendo parte do pensamento sistêmico da academia para a empresa.
Para os coordenadores do projeto eng. Aldo (CBA) e prof. Venâncio (LARF-UFV) a placa de reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e que é possível minerar de forma sustentável.
A parceria CBA / LARF-UFV foi também destaque no site Conexão Mineral e pode ser acessada através do link: 
http://www.conexaomineral.com.br/noticia/305/cba-aplicou-mais-de-r-2-7-milhoes-em-projetos-de-preservacao-ambiental.html




Placa de homenagem ao projeto convênio CBA/LARF-UFV


Engenheiro Florestal Aldo Teixeira Lopes – CBA/Votorantim Metais

Uma das florestas restauradas em área minerada, monitorada pelo projeto convênio CBA/LARF-UFV


Estudantes vinculados ao LARF-UFV coletando dados em floresta restaurada em área minerada


 Estudantes vinculados ao LARF-UFV coletando dados em floresta restaurada em área minerada
  

 
  
Detalhe da flora diversificada no interior de uma das áreas mineradas em restauração, monitorada pelo projeto convênio CBA/LARF-UFV



segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Visita ao Legado das Águas


O professor Sebastião Venâncio Martins e o Engenheiro Florestal da Votorantim Metais Aldo Teixeira Lopes estiveram nos dias 25 a 27 de novembro na região de São Roque e Tapiraí, SP, para uma visita técnica à Reserva Legado das Águas. 
O Legado das Águas é uma reserva particular pertencente à empresa Votorantim, que possuí um dos mais expressivos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. São 31 mil hectares de floresta preservada, sendo cerca de 85 % de mata primária, habitada por inúmeras espécies da fauna como antas, onças pardas, cachorros-do-mato, arapongas, e da flora como figueiras centenárias, palmitos-juçaras, orquídeas raras, entre outras. Além de preservar grande número de espécies ameaçadas, o Legado das Águas, como o próprio nome faz alusão, preserva grande número de nascentes e corpos d’água. 
Durante a visita, o prof. Venâncio, o eng. Aldo e mais um grupo de funcionários da fábrica da Votorantim em Alumínio, SP, tiverem a oportunidade de conhecer toda a excelente estrutura da Reserva, o viveiro de produção mudas de espécie nativas, uma das usinas de geração de energia hidrelétrica da empresa, praticar canoagem em uma das grandes represas e percorrer uma das trilhas da Reserva. 
Na ocasião o Eng. Aldo e o prof. Venâncio explicaram para os participantes do evento como é o processo de extração da bauxita na Zona da Mata, que é utilizada para a fabricação de alumínio na fábrica paulista, e as atividades de restauração e de reabilitação das áreas mineradas, o que torna todo o processo sustentável em termos ambientais. 
O LARF-UFV mantém desde 2011 convênio de pesquisa e assessoria com a Votorantim Metais, através do qual têm sido monitoradas as áreas em restauração, implantados experimentos de restauração e realizadas orientações sobre as melhores técnicas de restauração das áreas mineradas. Através do projeto já foram produzidas uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado, publicados quatro artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais e 14 trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso outras duas teses de doutorado e dois projetos de iniciação científica, todos orientados pelo prof. Venâncio coordenador do convênio LARF/CBA-Votorantim Metais.
Nas fotos momentos da visita e da natureza exuberante da Reserva Legado das Águas.




  

Prof. Venâncio e Eng. Aldo Teixeira Lopes














quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Publicada nova Edição do livro Recuperação de áreas degradadas

Acaba de ser publicada a 4a. edição do livro "Recuperação de áreas degradadas:ações em APPs, voçorocas, taludes rodoviários e de mineração". 
Com acréscimos e atualizações, está sendo comercializada pela Editora através do site:www.afe.com.br. 
Embora o titulo seja RAD que é mais abrangente, a restauração ecológica é o foco principal.



segunda-feira, 31 de outubro de 2016

LARF-UFV presente no IV Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental

Realizado o IV Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental.


Mais um excelente evento com foco na restauração florestal foi realizado este ano: IV CBRA - Congresso Brasileiro sobre Reflorestamento Ambiental, no Rio de Janeiro de 19 a 21 de outubro.
Durante o evento o Prof. SebastiãoVenâncio Martins, coordenador do LARF-UFV, proferiu palestra sobre "Condução da regeneração natural e técnicas de nucleação" e mini-curso sobre "Restauração de áreas mineradas", nos quais apresentou os avanços recentes em restauração de APP e áreas mineradas, alcançados pelos projetos do LARF-UFV em parceria com empresas como CMPC Celulose Riograndense, CBA/Votorantim Metais, Brookfield Renewable Energy Group, entre outras.
Para o prof. Venâncio, além de divulgar novas técnicas que estão possibilitando a redução dos custos da restauração florestal nas empresas parceiras do LARF, o evento foi também uma oportunidade de trocar informações com colegas pesquisadores em restauração ecológica de várias instituições e empresas. Para ele, no balanço geral o evento foi muito positivo, e mais uma vez evidenciou o crescimento da restauração florestal no Brasil.

Nas fotos momentos do evento









segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Restauração ecológica foi tema de mesa redonda no Congresso Nacional de Botânica

Aconteceu em Vitória, ES, durante a semana de 25 a 30 de setembro o 67o. Congresso Nacional de Botânica.
Entre as várias mesas redondas uma foi especifica sobre Restauração Ecológica de Ecossistemas, tendo como coordenador o prof. Sebastião Venâncio Martins do LARF-UFV, que também proferiu a palestra “Técnicas alternativas para restauração de áreas mineradas e áreas de preservação permanente”.
Em sua palestra o prof. Venâncio abordou aspectos ecológicos e da redução dos custos da restauração com o uso técnicas alternativas desenvolvidas/adaptadas por ele no LARF-UFV em parceria com empresas como CBA-Votorantim Metais, Brookfield Energia Renovável, CMPC Celulose Riograndense, Gerdau, Fibria, Cimento Tupi, Vale, entre outras, através de convênios pela Sociedade de Investigações Florestais – SIF.
Além do prof. Venâncio, também proferiram palestras na mesa de restauração os professores Fernando Campanhã Bechara (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), Marcelo Diniz Vitorino (Universidade Regional de Blumenau – FURB),  e a pesquisadora Dra. Graziele Volpato, colaboradora do LARF-UFV.
Mesas redondas e workshops sobre restauração ecológica em grandes eventos como o Congresso Nacional de Botânica, refletem o crescimento do interesse por parte do publico acadêmico, estudantes e professores/pesquisadores, pelo tema e o avanço desta área no contexto das ciências agrárias e biológicas.
Nas fotos momentos da mesa redonda sobre restauração ecológica.

foto1
Prof. Sebastião Venâncio Martins (LARF-UFV)


foto2
Dra. Graziele Herandes Volpato (colaboradora LARF-UFV)


foto3
Prof. Fernando Campanã Bechara (UTFPR)


foto4
Prof. Marcelo Diniz Vitorino (FURB)


foto5
Pesquisadores membros da Mesa Redonda

Parte do público presente



domingo, 11 de setembro de 2016

Coordenador do LARF ministra palestra em Workshop sobre Restauração Florestal na ESALq-USP


O Professor Sebastião Venâncio Martins, coordenador do LARF-UFV, teve a satisfação em ministrar a palestra “Potencial de recuperação natural de propriedades agrícolas visando à restauração florestal em larga escala” durante o V Workshop sobre Restauração Florestal, promovido pelo Grupo de Adequação Ambiental da ESALq (GADE), em parceria com a Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), realizado em Piracicaba, SP, de 25 a 27 de agosto de 2016.
De acordo com o GADE o evento que está em seu quinto ano, teve como foco principal o tema  Restauração Florestal, pois sabe-se a necessidade constante da abordagem deste tema por conta do elevado nível de degradação dos nossos ecossistemas, principalmente da Mata Atlântica. O evento abordou de forma aprofundada conceitos, técnicas e experiências no Brasil, visando atender um público que busca capacitação e atualização.
Para o prof. Venâncio o grande número de eventos específicos de restauração ecológica que vem sendo realizados em todo o Brasil ressalta a importância deste tema, dada a crescente demanda por projetos como resultado dos desdobramentos do Novo Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural, entre outros.



AGENDA AMBIENTAL

Importantes eventos na área ambiental ainda serão realizados este ano:

67o. Congresso Nacional de Botânica, 25 a 30 de setembro, Vitória, ES: www.67cnbot.com.br/

CONMAS – Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade – On line, 03 a 08 de outubro: http://www.conmas.com.br/

VIII – Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável, 6 a 8 de outubro, Sinop, MT: http://www.simbras-as.com.br/

IV Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental, 19 a 21 de outubro, Rio de Janeiro , RJ : http://www.reflorestamentoambiental.com.br/

X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 24 a 28 de outubro, Cuiabá, MT: http://www.cbsaf.com.br/

V Simpósio de Pós-graduação em Agroecologia: 10 e 11 de novembro, Viçosa, MG: http://www.simposioppgagroecologia.ufv.br/


domingo, 21 de agosto de 2016

Realizado o III REFOREST: palestras de alto nível e recorde de público

O III Reforest – Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal ocorreu de 17 a 19 de agosto, no auditório Fernando Sabino, Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento teve promoção da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Laboratório de Restauração Florestal (LARF) e Departamento de Engenharia Florestal (DEF/UFV).
O evento contou com cerca de 500 participantes, dentre eles profissionais da área, professores, pesquisadores e estudantes de diversas partes do país. A solenidade de abertura foi composta pelo Gerente Executivo da SIF, professor Ismael Eleotério Pires, professor Gumercindo Souza Lima, que representou o DEF e o Polo de Excelência em Florestas, pelo Coordenador Técnico do evento, professor Sebastião Venâncio Martins e o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFV, professor Rubens Alves de Oliveira.
Ao término da solenidade de abertura, o professor Sebastião Venâncio Martins proferiu a palestra de abertura, intitulada ”Restauração de áreas mineradas e áreas de preservação permanente: avanços e desafios”. Após o almoço, houve três apresentações: “A restauração de áreas de preservação permanente e reservas legais no contexto do novo Código Florestal Brasileiro” (Guilherme Viana de Alencar – IBAMA); “Pagamento por serviços ambientais como alternativa para a viabilização da restauração florestal” (Marcos Franklin Sossai – SEAMA) e a “Restauração florestal no contexto da adequação ambiental e socioeconômica de propriedades rurais” (José Mário Lobo Ferreira – EPAMIG). A apresentação de pôsteres encerrou o primeiro dia de evento.
O segundo dia de evento foi dividido entre dois painéis. No primeiro painel do dia, houve três palestras: “Comparação entre diferentes técnicas alternativas de restauração florestal” (Fernando Bechara – UTFPR); “Técnicas silviculturais aplicáveis à restauração de áreas de preservação permanente e reservas legais” (Vera Lex Engel – UNESP) e “Propagação vegetativa de espécies florestais para fins de restauração florestal” (Aloísio Xavier – UFV).
No segundo painel do dia, outras três palestras completaram a programação: “Modalidades de sistemas agroflorestais e suas aplicações na restauração florestal” (Silvio Nolasco de Oliveira Neto – UFV); “Caracterização funcional de espécies arbóreas para suporte na construção de sistemas agroflorestais” (Luiz Fernando Duarte de Morais – Embrapa Agrobiologia) e “Restauração da floresta amazônica através da sucessão e da agricultura migratória” (Pedro Manuel Villa – Instituto Nacional de Investigacionaes Agricolas – Venezuela). Entre os dois painéis e ao final do dia ocorreu apresentação de pôsteres, totalizando 183 trabalhos selecionados.
Para encerrar o evento, outras três palestras: “Restauração de APPs em áreas de silvicultura para a produção de celulose no Espírito Santo” (Tathiane Santi Sarcinelli – Fibria Celulose), “Restauração de APPs em áreas de silvicultura para produção de celulose no Rio Grande do Sul” (Luciana Esber Michels – CMPC Celulose Riograndense); e “Restauração de áreas após mineração de bauxita em Minas Gerais” (Aldo Teixeira Lopes – Votorantim Metais).
No encerramento, o professor Sebastião Venâncio Martins, coordenador técnico do evento, celebrou o sucesso do III Reforest. Ele também comemorou o expressivo público presente. “Cerca de 500 pessoas nesse auditório, o que excedeu a nossa expectativa e nos deixou muito felizes e animados com o crescente interesse nacional pela restauração florestal”, disse. Venâncio agradeceu as empresas e instituições que colaboraram para a realização do evento.
Para realização do III Reforest, a comissão organizadora contou com o apoio da CAPES, FIBRIA, Companhia Brasileira de Alumínio - Votorantim Metais, Agroflor - Engenharia e Meio Ambiente, Agrosystem, CPT - Centro de Produções Técnicas, CI Florestas, Florestal Jr, Mais Floresta, Painel Florestal, Polo de Excelência em Florestas, Remade – Revista da Madeira e Revista Campo & Negócios Florestas.
Fonte (SIF - Sociedade de Investigações Florestais)

Nas fotos momentos do evento.
Professores que compuseram a mesa de abertura: Ismael Eleotério Peires (SIF), Rubens Alves de Oliveira (CCA-UFV), Gumercindo Souza Lima (DEF/Pólo de Florestas), Sebastião Venâncio Martins (LARF/DEF)

Palestrantes: Vera Lex Engel (UNESP), Fernando Bechara (UFTPR), Aloisio Xavier (DEF-UFV)
Palestrantes: Guilherme Viana de Alencar (IBAMA), José Mario Lobo Ferreira (EPAMIG), Marcos Sossai (SEAMA-ES) 

Palestrantes: Aldo Teixera Lopes (CBA/Votorantim), Tathiane Santi Sarcinelli (FIBRIA), Luciana Esber Michels (CMPC)

Palestrantes: Luiz Fernando Duarte de Moraes (EMBRAPA), Silvio Nolasco de Oliveira Neto (DEF-UFV), Pedro Manuel Villa (INIA)