sexta-feira, 22 de agosto de 2014

COORDENADOR DO LARF MINISTRA PALESTRA NO 22º. AGRINORDESTE



À convite da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, o prof. Sebastião Venâncio Martins ministrou, pelo segundo ano consecutivo, palestra sobre restauração florestal na Área Temática de Meio Ambiente do 22º. AGRINORDESTE (www.agrinordeste.com.br), realizado no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda, de 13 a 15 de agosto de 2014.

Em sua palestra intitulada Regeneração Natural e Restauração de Florestas, o prof. Venâncio apresentou os principais resultados de projetos e pesquisas sobre restauração florestal em ambientes de mineração e em Áreas de Preservação Permanente desenvolvidas pelo LARF-UFV nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na oportunidade destacou a possibilidade de redução dos custos da restauração através da aplicação de técnicas alternativas como a nucleação e a regeneração natural. Entre os vários projetos que apresentou, destacou o estudo que coordenou sobre o Potencial de Regeneração Natural nas Diferentes Regiões do Estado do Espírito Santo, que teve apoio da FIBRIA e está disponível no site do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (www.cedagro.org.br).

O AGRINORDESTE é um dos principais eventos do Nordeste nas áreas de agricultura e meio ambiente e, de acordo com a Comissão Organizadora completa 22 anos no cenário nacional, trazendo informações relevantes para os que fazem o agronegócio na região, com painéis sobre Apicultura, Atualidades, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura, Fruticultura, Turismo Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Um total de 70 palestras, em 8 áreas temáticas, compôs este tradicional foro especializado na geração de conhecimento para a modernização do setor primário da economia nordestina.

A programação deste ano apresentou também o Sabor Rural e a Feira de Produtos do Campo, com a mostra, em 90 estandes, de produtos como derivados do leite, dos caprinos e ovinos, mel de abelhas, rapaduras, cachaça, hortifruticultura e artesanato, permitindo aos visitantes a oportunidade da aquisição direta ao produtor do que há de melhor na agropecuária nordestina.

Nas fotos o prof. Venâncio em sua palestra e parte do público presente.






quinta-feira, 14 de agosto de 2014

LARF PARTICIPA DE TREINAMENTO NA FIBRIA PARA MONITORAMENTO ECOLÓGICO DE ÁREAS EM RESTAURAÇÃO




Nos dias 5 e 6 de agosto aconteceu em Montanha, ES, o primeiro treinamento para aplicar o protocolo de monitoramento ecológico de áreas em restauração desenvolvido pela Fibria, The Nature Conservany (TNC) e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.  Esta parceria faz parte de um acordo entre Fibria e TNC para restaurar 40 mil hectares até 2025 nos estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Na ocasião o LARF foi representado pela doutoranda em Botânica da UFV Júnia Lousada, orientada do prof. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do LARF e de um projeto com a Fibria e interveniência da SIF-UFV. Esta etapa do projeto envolve glebas de restauração florestal nos municípios de Montanha e São Mateus, no Norte do ES.

A contribuição do LARF esta sendo em auxiliar na aplicação do protocolo único e definição de possíveis ajustes com o intuito de otimizar o monitoramento. Essa fase de ajuste será importante e promoverá discussões técnicas sobre o monitoramento ecológico das áreas em restauração, destacou a analista ambiental da Fibria e ex-aluna da UFV  Dra.Tathiane Sarcinelli.

Neste primeiro momento o objetivo foi avaliar o trabalho iniciado há 4 anos, em uma área de aproximadamente 10 mil ha, dos quais 4 mil ha serão monitorados de forma qualitativa e quantitativa (por meio de parcelas).

Nas fotos alguns momentos do treinamento de campo no Norte do ES.




terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pós-graduandos vinculados ao LARF ministram curso na Semana do Fazendeiro



O LARF-UFV esteve representado na 85º Semana do Fazendeiro pelos pós-graduandos em Botânica da UFV Junia Lousada e Lucas Cardinelli, orientados do prof. Sebastião Venâncio Martins.

Junia e Lucas ministraram um curso sobre Restauração de Matas Ciliares para produtores rurais, durante a Semana do Fazendeiro, maior evento de extensão rural do País, realizado pela UFV este ano no período de 26 de julho a 1 de agosto, no campus de Viçosa.

O curso além de abordar várias técnicas e modelos de restauração de matas ciliares, também apresentou as principais alterações na legislação ambiental em razão do Novo Código Florestal.

Para os pós-graduandos o curso foi muito produtivo, pois possibilitou uma interação com produtores rurais que vivem a realidade do campo, esclarecendo suas dúvidas quanto às questões técnicas e ambientais relacionadas com a sustentabilidade das atividades produtivas.

Nas fotos alguns momentos do curso.