sábado, 29 de junho de 2013

LARF-UFV atua em várias regiões e biomas brasileiros



Vários projetos de ecologia e restauração florestal, coordenados pelo prof. Sebastião Venâncio Martins do LARF-UFV, estão sendo desenvolvidos nos estado de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas, abrangendo os biomas Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Floresta Amazônica.

Na Mata Atlântica vem sendo realizados pela equipe do LARF projetos em áreas restauradas e em remanescentes naturais desde áreas em altitudes próximas ao nível do mar em floresta de tabuleiro no ES (com apoio da VALE), até florestas em altitudes acima de 1400 m no Parque Nacional do Caparaó (com apoio do ICMbio) e na Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas e São Paulo (com financiamento da FAPEMIG e parceria com o Instituto Florestal de São Paulo). Neste bioma também se concentram os projetos de restauração do LARF em áreas de mineração de calcário para cimento e de bauxita (financiados pela Cimento Tupi, Holcim e Votorantim Metais), além da restauração de matas ciliares no entorno de reservatórios de PCHs (projetos de 4 anos financiados pela ENERGISA).
No extremo Sul do País no Bioma Pampa, estão sendo conduzidos em vários municípios do RS projetos de nucleação para enriquecimento de APPs e de remanescentes com Araucaria angustifolia (projeto de 3 anos com financiamento da CMPC Celulose Riograndense).

No Cerrado de Minas Gerais, projeto do LARF vem testando e aplicando diferentes técnicas de restauração através da nucleação (financiado pela GERDAU). E na Floresta Amazônica o LARF participa de projeto coordenado pela Dra. Kátia Emidio da Silva da EMBRAPA, que é ex-orientada do prof. Venâncio, sobre manejo e restauração da floresta para usos múltiplos (com financiamento da FAPEAM).

Em comum estes projetos tem o fato de sempre associarem a consultoria à pesquisa cientifica, que tem resultado em várias dissertações e teses da UFV, artigos científicos, capítulos e livros, com ganhos para as empresas, a universidade, os estudantes envolvidos e o meio ambiente. Parte dos resultados destes projetos estará sendo apresentada em 13 trabalhos e em palestras durante o II REFOREST - Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal (Viçosa, 7 a 9 de agosto de 2013).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Prof. Sebastião Venâncio do LARF coordenará simpósio sobre restauração

Ocorrerá no Minas Centro em Belo Horizonte, MG, de 10 a 15 de novembro
de 2013 o 64o. Congresso Nacional de Botânica, promovido pela
Sociedade Botânica do Brasil e UFMG. Como nas demais edições do evento
vários simpósios serão realizados, sendo um deles sobre "Restauração
ecológica de ecossistemas no Brasil: avanços e desafios" que está
sendo organizado pelo coordenador do LARF prof. Venâncio.

De acordo com o prof. Venâncio o simpósio de restauração terá dois
enfoques, sendo um sobre restauração de ecossistemas florestais e
outro sobre ecossistemas campestres, além de uma conferência, contando
com palestrantes de renome das principais universidades e instituições
de pesquisas do Brasil.

A programação completa do evento já está disponível em:

www.64cnbot.com.br/simposios.php

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Coordenador do LARF ministra palestra no III SIMATEF em Sorocaba, SP



O prof. Sebastião Venâncio Martins ministrou a palestra “Restauração de áreas degradadas através de técnicas de nucleação” durante o III SIMATEF – Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologia Florestal, realizado no campus da UFSCAR de Sorocaba, SP, de 22 a 24 de maio.

Para o prof. Venâncio esta foi mais uma oportunidade de divulgar as pesquisas sobre restauração florestal realizadas pelo LARF, sob sua orientação, em empresas de celulose, mineração e energia de diferentes regiões do Brasil.

Na primeira foto o prof. Venâncio em sua palestra e na segunda compondo a mesa redonda sobre Recuperação de áreas degradadas ao lado do Dr. Miguel Luis Menezes Freitas, diretor do Instituto Florestal de SP e do Prof. Dr. Fernando Silveira Franco da UFSCAR.